
FENAVIN 2025

Era fevereiro e recebo uma ligação do Marcelo Copello perguntando se eu gostaria de ir a FENAVIN na Espanha. Não conhecia a feira e nunca havia ouvido falar. Ele já havia ido em 2023 (a feira acontece bienalmente), mas este ano compromissos o impediam de ir e a organização pediu que ele indicasse alguém… era eu. Aceitei, agradeci e fui procurado por Maria Gonzales, em meu WhatsApp.
Começava minha surpresa positiva. Imagine que recebi o convite oficial e me foi solicitado que fizesse a inscrição no site deles com uma senha enviada por eles. No site fui convidado a descrever o perfil de produtores que tinha interesse. Escolhi artesanais, biodinâmicos e/ou naturais. Recebo então uma lista com todos os produtores que estariam dentro desse perfil e lá selecionei os que tive mais interesse. Aos poucos iam chegando as confirmações de aceite e as datas e horários de visita ao stand. Marquei 12 visitas. Recebo então uma agenda, que imprimi e levei comigo, com tudo agendado… Simplesmente sensacional.
A feira aconteceria em Ciudad Real distante 200 km de Madrid, recebi minhas passagens aéreas e de trem. Não esperava que justo na data da minha chegada aconteceria algo absolutamente brasileiro, roubaram cabos de cobre de uma das linhas e foi o caos na estação Atocha… Acabamos eu e outros diversos convidados estrangeiros indo de ônibus fretado pela feira. Detalhe, o trem que foi cancelado, faria o percurso em 1 hora, pois viaja a 250 km/h e o ônibus demorou duas horas e meia… não deixou de ser divertido toda essa apreensão… veja no link abaixo…
https://www.instagram.com/reel/DJRs17woAYn/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Bem, fiquei muitíssimo bem instalado no Hotel Parque Real, que ficava distante apenas 1 km dos pavilhões da feira em um bucólico caminho que fazia à pé. A FENAVIN tinha um esquema de ônibus em diversos hotéis e em diversos horários para transportar os frequentadores. no vídeo abaixo você vai saber um pouco mais sobre os números da FENAVIN.
Simplesmente surpreendente, eu degustei cerca de 200 vinhos entre os agendados e os que estavam disponíveis na Galeria do Vinho. Tudo correu de forma calma, sem empurra empurra, sem gente alcoolizada pelos corredores…
Com seis pavilhões interligados e uma estrutura excelente, toilettes fartos e limpíssimos a FENAVIN desenrolou-se perfeitamente e ouvi elogios de diversos produtores com quem conversei, inclusive que comentaram que a feira era muito barata comparativamente a outras que participam…

Ao final todos os convidados receberam um questionários de avaliação e sugestões. Fiz questão de entre muitos elogios, que incluíssem para 2027 um city tour na bucólica Ciudad Real e um coquetel de confraternização para os convidados se apresentarem, teria sido proveitoso. Parabenizo a todos os envolvidos e repito o que disse na entrevista quando me pediram para definir a FENAVIN em duas palavras: QUALIDADE e DIVERSIDADE.