
Valpariso no D.O.M.

Com Naiana e Arnaldo Argenta da Valparaiso
Semana passada eu tive a oportunidade de jantar no D.O.M. a convite da Valpariso de Arnaldo Antonio Argenta e sua filha Naiana. Adorei o convite pois tenho grande admiração pelo trabalho deles, especialmente o trabalho de campo do sr. Arnaldo Antonio. Os vinhos sinceros e de fermentação espontânea são uma luz no fim do túnel no vinho dito “Natural” neste momento de tanto modismo e tanto vinho mal feito com uvas convencionais e de fermentação espontânea…
Fiquei surpreso ao chegar e receber logo de entrada uma bebida fermentada de abacaxi… Imaginei que teríamos apenas vinhos da Valparaiso. Havia apenas um, o Pinot Noir 2023 e ao final um licoroso abafado de Garganega botrytisada !?… Mas eu consegui gravar um belo depoimento desse produtor agricultor de verdade, de mãos calejadas e coração aberto e sincero como já quase não se vê mais no vinho atual repleto de empresários engarrafando mais vaidade do que vinho.
Arnaldo Argenta é um Eng. Agrônomo com vasta experiência em viticultura. Seu sonho era produzir uvas com menor intervenção possível. Em 2006 adquiriu uma propriedade em Barão, local onde no passado funcionava a Granja Valparaiso, e iniciou um inovador modelo de produção, envolvendo muito estudo e dedicação.
Em 2014 colheu os primeiros frutos do projeto e iniciou o investimento na estrutura da cantina, preservando a antiga estrutura da Década de 30. Em 2020, sua filha Naiana Argenta, decide ajudar no empreendimento, introduzindo os vinhos no mercado e buscando valorizar e perpetuar o sonho do seu pai.
Significa que nossas uvas são cobertas por este sistema especial de filmes plásticos que protegem do excesso de umidade que enfrentamos aqui na Serra Caúcha. E um elevadíssimo investimento em campo, que aliado ao sistema de irrigação israelense por gotejamento, propiciam a drástica redução de insumos fitossanitários. Além disso, permite que a uva chegue ao ponto de maturação adequado, com altos níveis de açúcar.
Somente com uvas de altíssima qualidade, sanidade e no ponto ótimo de maturação, conseguimos vinificar de maneira natural.
Mas a alegria de ver o Alex Atala comemorando bodas de prata com o seu famoso D.O.M. valeu também muito a pena. Nossa, 25 anos!!! Inacreditável o tempo como passa…
Tenho grande admiração pelo trabalho do Atala. Tivemos a oportunidade de uma viagem juntos para Praga, no início do século, quando o Alex preparou um jantar na Embaixada Brasileira para umas duzentas pessoas, com diversos pratos harmonizados com vinhos brasileiros. Foi um show, diversos ingredientes brasileiros da Amazônia, nordeste centro oeste, litoral, um espetáculo.
Bem, para comemorar esses 25 anos o D.O.M. está com um cardápio fenomenal que é um show que mostra todo o conhecimento do Chef com nossos produtos típicos e com sua técnica de cozinha, aliada a harmonizações com vinhos brasileiros. Muito legal e evento que merece mostrar para qualquer estrangeiro que venha ao Brasil. Veja no vídeo abaixo os pratos e as harmonizações.
Aluá
Bala de Cajuina
• Caruru
Melancia defumada | Jiló com tamarindo e
Teroldego Rosé 2023
Era dos Ventos – Rio Grande do Sul, Bras
• Jerimum com Tapioca
Trebbiano 2022 – D.O.M. 25 anos Montaneus (Farroupilha – Brasil)
• Arroz com ovo
Gran Cata Alvarinho 2022 – D.O.M. 25 anos
Cata Terroirs (Santa Catarina – Brasil)
• Beiju de mandioca com feijão
Pinot Noir NV 2023 – D.O.M. 25 anos
Valparaiso (Serra Gaúcha – Brasil)
• Cogumelo
Chardonnay 2022 – D.O.M. 25 anos
Vinhas do Tempo (Serra Gaúcha – Brasil)
•Mix de Legumes com Pirão de cuscuz
Cabernet Franc Reserva 2020
Viña Progreso (Canelones – Uruguai)
•Couve e Palmito
Cordel 2020
Uva (Chapada Diamantina – Brasil)
•Feijão de corda, melão e maxixe
Bacuri e coco verde
Tropical Moscatel
Terranova (Vale de São Francisco – Brasil)
• Pudim de vó com bombom de cajá
Les Grains des Copains 2022
Domaine Camin Larredya (Sudoeste – França)
• Biscoito de bolo de rolo, bolo Souza Leão, bolo de noiv
Soleira Niágara 10 Anos – D.O.M. 25 anos
Bellaquinta (São Roque – Sp – Brasil)