
Don Pablo Alvarez e o Vega falsificado

Otavio Lilla e Don Pablo Alvarez
Na semana passada tive o privilégio de mais uma vez estar com Don Pablo Alvarez, proprietário do famoso Vega Sicilia. O encontro foi organizado pela Mistral em um almoço no novo, agradável, elegante e de alta qualidade restaurante Marena Cucina, recomendo, há anos não me serviam um gorgonzola dolce da qualidade que me serviram lá, a pasta feita na casa também estava espetacular. Gostei demais e pretendo voltar.

Com o sempre impecável serviço de vinhos da Laura Wortmann, que elegânica, que segurança, que competência, super Show, tivemos um desfile dos vinhos da Vega Sicilia e uma agradável conversa com o Otavio Lilla e Don Pablo Alvarez, sem pre calmo, tímido, mas bem humorado e sempre respondendo a tudo com tranquilidade.

Eu perguntei por exemplo a respeito de seus projetos futuros e ele disse calmamente que fora seu vinho branco de Albariño (projeto que exigiu um investimento de € 20 milhões entre os 24 hectares de vinhedos e a construção da vinícola Deiva), que deverá ser lançado brevemente, ele não tinha nenhum novo projeto.
Mas foi especialmente interessante que durante o almoço eu lhe perguntei a respeito de falsificações e como eles se protegem disso, pois Vega Sicilia tem um sistema super rígido a respeito de quem compra os vinhos, que lote, quem comprou, para onde foi etc., e depois que ele mostrou o holograma e explicou o sistema de rastreamento, eu lhe perguntei se ele já havia tomado algum Vega falsificado. Foi muito engraçado pois ele contou um episódio onde lhe serviram uma vertical de Vega e entre as garrafas havia um Vega 42, safra que segundo ele não existiu. Então curioso foi olhar a rolha e a safra era na verdade 82…
Segundo contou Don Pablo Alvarez, a pessoa em questão havia comprado essas garrafas de alguém… você poderá ver isso no vídeo abaixo, inclusive a holografia do rastreio que eles fazem etc., e ele contando desse fato. Curioso é que eu fui procurar na web informações da safra 1942 de Vega e há até matérias falando que essa safra foi excepcional… Estamos perdidos hoje com as informações da internet… Saúde!