
Catena Zarpata Birth of Cabernet

Nesta semana que passou a Mistral organizou um encontro excepcional no Pobre Juan do Pacaembu para o lançamento do mais novo sucesso de Catena. Falo do Catena Zapata Birth of Cabernet. Uma delícia de Cabernet Sauvignon com uma pitada de Cabernet Franc, com elegânica, estrutura mas muito frescor. Vinho fino que recomendo. Aliás gosto demais do frescor que os Cabernet Sauvignon costumam mostrar na Argentina.
Fomos recebidos com Catena Alta Chardonnay que era servido com fartura aos convidados. Depois tivemos na mesa uma sequência pela ordem de Catena Zapata Birth of Cabernet 2021, Catena Zapata Malbec Argentino 2021, Nicolás Catena Zapata 2021 e o Saint Felicien Sémillon Doux Vintage 2019 para a sobremesa.

Tive a sorte de ter a companhia do extraordinário Alejandro Vigil. Que privilégio esse. Tenho enorme admiração por esse cara que é simplesmente genial. Um trabalhador incansável. Para quem não sabe ele hoje, entre os vinhos de Catena e os seus em sociedade com Adrianna Catena, é respnsável por cerca de cem rótulos!!! Seu conhecimento e competência é uma unanimidade no Mundo do Vinho.
Aos tontos que torcem o nariz (pura inveja e desconhecimento), não fazem a menor idéia do trabalho hercúleo que Catena vem fazendo. Basta dizer uma coisa, No Vinhedo Adrianna, Alejandro Vigil e equipe realizaram nada menos que 2.500 micro vinificações de castas como Chardonnay, Viognier, Malbec, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Cabernet Franc. É pouco ou precisa dizer mais?
Bem, o evento foi um sucesso e contou com uma brincadeira ao final, super divertida que já havia sido feita na Wine Paris e que o Otavio Lilla fez questão de comandar com desenvoltura e simpatia. Tratava-se de um desafio com brindes aos presentes que deveriam responder perguntas capciosas a respeito do rótulo deslumbrante criado pela querida Adrianna Catena.
Adrianna que é uma historiadora e apaixonada pela idade média, juntou elementos que ilustrassem a história dessa casta que é a mais plantada no Planeta e que nasceu espontaneamente com o trabalho das abelhas polinizando a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc, gerando assim a Cabernet Sauvignon…
Assim, Adrianna usou a imagem da Raposa, representando a Cabernet Franc com um toque de Richelieu… a Sereia, metade peixe e matade pássaro representa a Sauvignon Blanc, à direita um viajante representando a Cabernet Sauvignon que viajou o Mundo saindo dos Pirineus até chegar nos Andes na Argentina…

Cartão tridimensional presenteado aos convidados
Então, a partir dessa imagem rolavam as perguntas do quiz. Foi uma farra, todos felizes como cabe a um encontro de vinho e quando alguém acertava tinha que posar com algum elemento de fantasia que repetia à época, com máscaras e tal. Veja uma das fotos…

O sedutor The Birth of Cabernet é uma celebração à uva favorita de Nicolás Catena, a Cabernet Sauvignon. Elaborado a partir de um corte de pequenas parcelas colhidas nos vinhedos Angélica Sur e La Pirámide, que têm terroirs diferentes e ideais para a Cabernet Sauvignon, o Birth of Cabernet já nasce como um dos melhores vinhos do país.
Eu gravei o Alejandro explicando o vinho, veja no link abaixo.