Didu Russo
  • Acontece
  • Para Profissionais
  • Artigos
  • 50 paus
  • Fale com o Didu
  • Sobre o Didu
  • Menu
Acontece

100 pontos Parker?

  • Posted on September 29, 2020
  • by didu
  • with 0 Comments
  • Tweet
  • Share
  • Plus One
  • Pin it

Me chama a atenção como as pessoas se ligam em pontuações de vinho. Eu não gosto de pontuar e nem de divulgar pontuações, pois considero o vinho uma experiência emocional e não numérica. Já escrevi sobre isso diversas vezes, acho que quem deve pontuar o vinho é você.

 

Veja o caso da força do nome Robert Parker e seu famoso jornal de assinaturas Wine Advocate. Hoje o jornal e a assinatura RP é de propriedade do Guia Michelin. Antes da chegada da Michelin, Parker já havia vendido o controle acionário do Wine Advocate para investidores asiáticos, em dezembro de 2012. Ou seja. O nome foi junto, os avaliadores de vinho são outros, mas a divulgação da nota vem com a assinatura R.P.

O Parker não degusta vinhos oficialmente há uns bons anos, mas sua assinatura foi junto no pacote. É importante que você saiba disso.  

Parker foi um grande avaliador de vinhos, especialmente Bordeaux, mas seu grande mérito foi traduzir em números a avaliação de um vinho para uma pessoa comum que não entendia a linguagem dos avaliadores profissionais que eram muito técnicas. E fazer isso em um mercado que estava explodindo em consumo e se tornou o maior mercado de consumo de vinhos do Mundo. Por ter um gosto bem americano, os vinhos notadamente boladões, alcoólicos, com muita extração e influência clara de madeira se tornou um objetivo de muitos produtores pelo Mundo. Por sorte isso está passando…

O Angelo GAJA, que é outro monstro sagrado da história do vinho no Mundo, certa vez explicou o sucesso do Parker. Eu gravei o Angelo GAJA contando isso e sugiro que você assista este vídeo.

Aliás por três motivos, 1º o GAJA quando vem ao Brasil sempre pede duas coisas; comer manga que ele adora e ter o Otavio Lilla como tradutor (é simplesmente inacreditável a capacidade do Otavio em traduzir o GAJA), 2º motivo é ele explicando na primeira metade do vídeo a postura de marketing dos americanos, tão distante da dos europeus e 3º ele explicando Parker. Não deixe de ver. É claro, verdadeiro e engraçado.

 

Ainda sobre Parker cabe lembrar um fato curioso que aconteceu com Faiveley e o Ciro Lilla, que acabou em um processo contra o Parker. Veja:

 

 

Explore: Angelo Gaja, Ciro Lilla, Didú Russo, Faiveley, Michelin, Otavio Lilla, Parker, Pontuar o Vinho

Post navigation

Next Article
Previous Article

You May Also Like

Acontece

Insisto em 1 Taça por Refeição

June 15, 2022
Acontece

Argiano por Margherita Mascagni.

June 14, 2024
Acontece

Tire suas dúvidas de uma vez…

March 24, 2022
Acontece

World’s Best Vineyards 1º dia.

October 31, 2022
Assine News
Posts Recentes
  • É assim…
  • FENAVIN 2025
  • Show de Portugal na PREM1UM
  • Valpariso no D.O.M.
  • Don Pablo Alvarez e o Vega falsificado
Facebook Instagram Youtube
Desenvolvido por Tutu
  • Acontece
  • Para Profissionais
  • Artigos
  • 50 paus
  • Fale com o Didu
  • Sobre o Didu
  • Menu