Didu Russo
  • Acontece
  • Para Profissionais
  • Artigos
  • 50 paus
  • Fale com o Didu
  • Sobre o Didu
  • Menu
50 paus

Bag-in-Box, volto a insistir.

  • Posted on October 8, 2015
  • by didu
  • with 0 Comments
  • Tweet
  • Share
  • Plus One
  • Pin it

Captura de Tela 2015-10-08 às 11.43.07

 

Eu ADORO Bag-in-Box, o brasileiro tem preconceito por ignorância e pela pouca oferta de qualidade que temos. Na França há BIB até de vinhos biodinâmicos, já publiquei isso aqui, os vinhos do Bruno Quenioux, os BiboVino. Mas aqui infelizmente o consumidor de vinhos é muito desinformado e ainda bebe por snobismo em sua maioria. Vai mudar e quem tem que fazer isso é o Setor desarticulado e egoísta.

Outro dia escrevi aqui sobre a oportunidade que o momento oferece ao vinho nacional, que em lugar de aproveitar para aumentar seus preços, o que muitos estão fazendo, deveria focar em vinhos simples, sem madeira (menos custo), e com frescor e principalmente incentivar o mercado com os BIB (Bag-in-Box).

 

2013100719343420130924223023diagonal_tratada

 

O Juscelino Pereira que é um craque, assessorou sua mulher no projeto La Guitarra, quando chego lá ele me mostra uma barrica velha com uma torneirinha e me diz: Didú você vai adoroar isso aqui. Tinha um BIB dentro da Cave Antiga, o Venerábile de Cabernet e Merlot.  Claro que adorei. A taça custa R$ 9,00 e dá boa margem de ganho, pois o BIB custa R$ 71,00 ao consumidor final.

 

Captura de Tela 2015-10-08 às 11.08.22

 

Quem vai lá pode comer um belo prato de pasta a calabreza por R$ 32,00 e uma taça de tinto muito bom a R$ 9,00 e dar R$ 4,10 de caixinha e ter um bom almoço Abaixo de 50 Paus…

O curioso é que em 2012 a Confraria dos Sommeliers promoveu uma degustação de vinhos em BIB, com participação de diversos italianos, australianos e brasileiros e o vencedor foi justamente este Venerábile. Veja o vídeo da época em que essa caixa de 7 garrafas custava R$ 40,00.:

 

 

Como o destino é caprichoso, o Paulo Barão, representante da Cave Antiga em São Paulo e proprietário também da Taberna do Vinho, me convidou para almoçar e falarmos de comunicação para o vinho. Sugeri o La Guitarra, assim tomaríamos uma taça do Venerábile.

Nesse almoço o Paulo me conta a seguinte história: Pois é Didú, você sabe que em 2012 eu dava aula sobre Vinhos na Universidade de Guarulhos para a turma de Gastronomia. Eu sempre levava algum vinho para falarmos do assunto. Um dia uma aluna me mostra o seu vídeo e me pergunta sobre o Venerábile. Como não conhecia, prometi provar e voltar a falar.

Comprei, degustei, adorei e passei a promover esse vinho o que me levou a virar seu representante para São Paulo. Foi seu vídeo que começou isso…

Claro que fiquei feliz e envaidecido, quem poderia imaginar quão longe vai a iniciativa de um colunista de vinhos?  Aliás, são RARÍSSIMOS os empresários do Setor que dão valor a isso.

Minha proposta de comunicação ficou com o Paulo e não sei em que vai dar, mas como tenho convicção das coisas que escrevo e acredito, volto a repisar o assunto do BIB e do vinho Brasileiro.

 

Captura de Tela 2015-10-08 às 11.42.35

 

Imaginem vocês que esse BIB custa R$ 71,00 ao consumidor final e provavelmente R$ 50,00 ao Restaurante. R$ 50 por 7 garrafas! Estamos falando de 28 taças bem servidas. 28 taças que têm um custo de R$ 1,80 para o Restaurante.

Então eu fico imaginando que se um Cliente ao chegar em um Restaurante recebesse uma meia taça desse vinho (R$ 0,90 de custo), se ele não repetiria…

É preciso saber fazer: Bem vindo, que prazer (com uma taça na mão como quem está avaliando…), fulano (chama um garçom), por favor, traga uma prova desse vinho para o Sr. Didú para ver o que ele acha.

Assim, o Cliente não sabe que é um BIB, pois ele tem preconceito por absoluto preconceito, se sente lisonjeado, pois foi presenteado com a prova, depois o garçom oferece no momento do serviço: o Sr. gostaria de repetir o vinho? A taça custa… Poderia custar R$ 6,00 e seria um ótimo negócio.

 

Captura de Tela 2015-10-08 às 11.42.54

 

Foi o que sugeri ao Paulo, que pegasse um ou dois bons Restaurantes e oferecesse alguns BIB com esse compromisso por parte do Restaurante e medisse quantos Clientes repetiriam o vinho.

É questão de trabalhar, de querer, de saber fazer, de não ser tão guloso, que ajudar o vinho. Precisamos aumentar a base de Consumidores e promover o conceito de 1 taça por refeição. Tenho convicção do que estou escrevendo e continuarei insistindo ao paralisado e choramingão Setor do Vinho Brasileiro.

Parem com choradeira e trabalhem a promoção com inteligência não com suborno. Lancem produtos como esse BIB, como o Paradoxo da Salton, como o PN Varietal da Aurora, entre outros.

Vinhos fáceis, agradáveis, honestos a preço que cabe no bolso do consumidor. Vinho que não quer ser Chileno, que se orgulha de sua origem, que não quer ser avaliado, quer dar prazer apenas. E promovam o ponto de venda com experimentação.

Explore: 1 taça por refeição, abaixo de 50 paus, Aurora Varietal, bag in box, Cave Antiga, Didú Russo, La Guitarra, Paradoxo, Venerábile, Vinho em taça

Post navigation

Next Article
Previous Article

You May Also Like

Acontece

Você sabe o que significa “Monte” no Alentejo?

May 24, 2018
Acontece

Chateau La Mascaronne na WeinhausExzellenz

October 6, 2024
Acontece

Didú Imperador… Ubriaco, claro.

April 25, 2024
Acontece

Marcelo Retamal, competente, sincero, honesto.

June 28, 2023
Assine News
Posts Recentes
  • É assim…
  • FENAVIN 2025
  • Show de Portugal na PREM1UM
  • Valpariso no D.O.M.
  • Don Pablo Alvarez e o Vega falsificado
Facebook Instagram Youtube
Desenvolvido por Tutu
  • Acontece
  • Para Profissionais
  • Artigos
  • 50 paus
  • Fale com o Didu
  • Sobre o Didu
  • Menu