O Aprendiz de Sommelier

Captura de Tela 2017-03-31 às 16.34.41

 

A série de vídeos o Aprendiz de Sommelier surgiu em 2014. O objetivo é o que contribuir na formação de mão de obra do serviço do vinho. Não tem a pretenção de ser um curso, dar diploma e coisas assim, mas ajudar pessoas que se interessam por vinho e muitas vezes não têm condições de fazer um curso, seja por falta de dinheiro, por falta de tempo ou ainda por não ter cursos em suas cidades.

 

Captura-de-Tela-2015-05-18-às-10.56.12-300x217

 

Agora, tres anos depois, repito aqui a série inteira para facilitar em um só post. São 18 vídeos que já foram vistos por 70 mil pessoas. Espero que ajude. Você pode ser uma pessoa melhor, basta querer. Estude, leia, prove, se puder viaje. O mundo do Vinho é um Mundo extraordinário e inebriante.

Eu agradeço ao IBRAVIN, a MISTRAL, a SALTON, a SANTA CAROLINA e a CHANDON por terem patrocinado esta série de O Aprendiz de Sommelier e aos produtores Domínio Vicari, Vinhas da Loucura, Atelier Tormentas e De La Corix Vinhos e Enoteca Saint Vin Saint, pelo apoio. Aproveite, é de graça. Sucesso!

 

O Aprendiz de Sommelier 2ª Parte

Na reprise da série O Aprendiz de Sommelier, republico a Parte 2 da série.

Todos podem saber mais, aqueles profissionais que sonham em ser um Sommelier e não têm condições de pagar um curso, ou mesmo que não tenham acesso a um curso na cidade onde vivem, podem com esta série, aprender um pouco e ser um Aprendiz de Sommelier, por que não.

Captura de Tela 2015-06-14 às 12.17.32

Você vai saber de solos, de tipos de vinhas e das diferenças entre vinhos convencionais, orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Estude. o saber não ocupa lugar e com o estudo você será certamente uma pessoa melhor.  Saúde!

 

Vamos divulgar a Cultura do Vinho

Picture-13

Repriso a parte 2 de O aprendiz de Sommelier, aqui falo sobre o que é o vinho e as diferenças dentre os vinhos convencionais, orgânicos, biodinâmicos e naturais.

 

Captura de Tela 2015-05-22 às 14.21.06

 

Não fossem Mistral, Ibravin, Salton, Santa Carolina e Chandon, você não estaria assistindo de graça a este vídeo. Saúde!

 

 

Assista, divulgue, repasse. Vamos democratizar o conhecimento do vinho.

O Aprendiz de Sommelier

A série O Aprendiz de Sommelier existe com a intenção de ajudar a mão de obra do vinho no Brasil.

Captura de Tela 2015-05-18 às 10.56.12

Não são todos que têm tempo, ou dinheiro, ou mesmo acesso a um curso de vinhos. Assim, este material fica permanentemente à disposição dos interessados, sejam Cumis, Ajudantes de Garçom, Vendedores de Vinho, curiosos e interessados no mundo do vinho.

Foi com o apoio da Mistral, Ibravin, Salton, Santa Carolina e Chandon que esta série foi realizada. Estas empresas se sensibilizaram com a proposta e permitiram que O Aprendiz de Sommelier fosse uma realidade. Este é o primeiro capítulo que volto a veicular. Saúde!

 

E o vencedor foi…

O sorteado, entre tantos inscritos que enviaram respostas certas, para conhecer vinícolas da Serra Gaucha em minha companhia, foi o Rafael Claudio Martinazzo Guisolfi. Eu já enviei e-mail a ele e espero acertar nossa viagem com o Ibravin, tão logo volte de Portugal.

Captura-de-Tela-2014-11-18-às-22.12.08

A viagem será documentada e divulgada aqui no site, claro e todos ficarão sabendo.

Agradeço a todos que se dedicaram a ver os vídeos e a responderem as questões. Fiquei agradavelmente satisfeito por ninguém ter respondido nada errado. Muito bacana isso, pois mostra o empenho e a contribuição que O Aprendiz de Sommelier está dando aos que não têm condições de fazer um curso de Sommelier.

Os vídeos ficarão sempre no site à disposição dos interessados em aprender. Pelo site você também tem como se comunicar comigo, não hesite em escrever sempre que precisar.

Captura-de-Tela-2014-11-18-às-22.13.40

Volto a lembrar o que disse nos vídeos. O ideal é você fazer um curso de Sommelier, mas qualquer pessoa pode sim ser um Aprendiz de Sommelier e dos bons. Basta estudar e se dedicar. Leia muito, deguste o que puder. Estude, acredite em você. Lembre-se que o saber não ocupa lugar e quem sai ganhando é sempre você. Acredite. Você pode ser uma pessoa melhor.

Agradeço mais uma vez aos Patrocinadores: Ibravin, Mistral, Salton, Santa Carolina e Chandon e ainda os merchandisings da Mistral, Atelier Tormentas, Dominio Vicari, Metamorfosi e En Primeur, que se preocuparam em ajudar no seu desenvolvimento profissional. Saúde!

O Aprendiz de Sommelier – A Surpresa.

elaboracao_18_-foto-site-vinícola-Salton

 

Você está mais a fim de carnaval ou de Vinho? Ou dos dois?…

Bem, se você está a fim de conhecer algumas vinícolas na Serra Gaucha na companhia do Didú a convite do Ibravin, basta responder as questões que estão no vídeo abaixo e enviar para meu e-mail: didu@didu.com.br

Se você acompanhou a série O Aprendiz de Sommelier vai ser moleza. Mãos a obra. Quem der as melhores respostas será o escolhido a viajar comigo para a Serra Gaucha.

Acompanhe o resultado em meu site. Os e-mails devem ser enviados até a meia noite do dia 22/02.

 

O Aprendiz de Sommelier Parte 10

vinho mais antigo

 

Nós chegamos ao último capítulo dessa primeira série de vídeos informais sobre vinho, chamado O Aprendiz de Sommelier. Neste capítulo eu listo uma série de fatos interessantes da história do vinho. São nada menos que 43 minutos de conversa. Espero que goste. Na semana que vem revelarei a surpresa para você que tem acompanhado esta série. Saúde!

 

 

O código de Hamurabi, mais antigo texto escrito de que se tem notícia, já mencionava o vinho.

 

codigo-de-hamurabi

 

 

A cortiça já era usada pelos romanos para tapar as ânforas… depois volta ao seu uso comercial por iniciativa de Don Pérignon.

 

anforas

 

 

Sidonie Gabrielle Colette

 

Leonor de Aquitânia foi das mulheres mais poderosas no mundo do vinho. Casous-se com dois reis, influenciou o reino a fazer o porto de Bordeaux e isentou de impostos na Inglaterra apenas os vinhos de Bordeaux (Aquitânia).

 

 

Todo produtor de espumante no mundo todo gostaria de fazer um Champagne. Uma história riquíssima, cheia de curiosidades e personagens importantes que merece você estudar mais. Há muita informação disponível.

 

1342156124_2009-12-17_bubbly_champagne

 

Estude, o saber não ocupa lugar. O vinho é um mundo maravilhoso e rico em história e você sabe, para vender um vinho, basta contar uma história. Você conta uma boa história sobre o vinho e a pessoa quer provar do vinho.

 

 

Agradeço aos patrocinadores que se sensibilizaram em financiar esta série de vídeos culturais para você.

Ibravin, Mistral. Salton, santa Carolina e Chandon, mostraram que estão preocupados com a melhoria da formação de mnao de obra do vinho no Brasil e também na difusão da cultura do vinho.

Agradeço atmbém aos apoiadores em forma de merchandising: Atelier Tormentas, Dominio Vicari, Catena, En Primeur e Metamorfosi.

O Aprendiz de Sommelier – Harmonização

Caro Aprendiz de Sommelier, saiba que este ponto é o que mais se espera de você. Todo Cliente gostaria de ser surpreendido com uma boa sugestão que harmonize seu prato maravilhosamente bem.

 

vinho

 

Saiba que harmonizar é mais que combinar. Harmonizar é quando um vinho é muito bom, um prato é muito bom e os dois juntos se fazem superiores. Onde dois e dois são cinco…

Estude sua carta, experimente os pratos, pense no que ficaria interessante, converse com o Sommelier da casa, com o chef, eles costumam saber de vinhos. Tenha paixão pelo o que você faz.

 

ratatouille-51

O assunto é vasto e está repleto de dicas, tanto que você tem tres vídeos neste post. Estude, melhore, leia, repasse, comente, discuta, teste, experimente. Você pode ser uma pessoa melhor, só depende de você.

fernando004-02

Método Mercadini

Agradeça aos patrocinadores por estarem lhes proporcionando esta oportunidade de aprimoramento profissional.

 

O Aprendiz de Sommelier – Avaliar o Vinho

Neste capítulo de O Aprendiz de Sommelier, você vai saber como avaliar o Vinho. O aspecto Visusal, o Olfativo e o Gustativo e Tátil.

images

 

Você vai saber da roda de aromas do Vinho, Vinho novo e Vinho evoluído, vai saber a doferença entre Aroma e Bouquet e vai saber do “Bouchonnée”, vai ver uma cortiça com as rolhas já cortadas e muito mais.

 

olfacto_1

 

O material acabou resultando em dois vídeos. Assista, treine, acredite em você. Qualquer pessoa pode ser um Aprendiz de Sommelier. Basta estudar e treinar. Você tem capacidade para distinguir até 10 mil aromas diferentes!

 

roda dos aromas vinho tinto

 

Se você realmente estiver se dedicando e ouvindo minhas sugestões, hoje você já deve estar bem informado a respeito de 63 vinhos. Um vinho por dia são 365 vinhos em um ano…Lembre-se disso. Lembre-se de que o saber não ocupa lugar e vai com você pela vida toda. Quem ganha estudando é você mesmo. Saúde.

 

 

O Aprendiz de Sommelier – Vinhos Brasileiros

Picture 1

Hoje veiculo com alegria o capítulo sobre Vinhos Brasileiros na série O aprendiz de Sommelier.

Eu sempre fui um defensor do Vinho Brasileiro, embora um insistente crítico da desunião do setor e da política equivocada “secondo me” do Vinho Brasileiro, que acho, começa a mudar.

Porém é inegável que ainda hoje o consumidor tem um injusto preconceito com nosso vinho. Fico triste com isso, pois temos vinhos excelentes!

Picture 2

Eu fiz uma lista de vinhos que me vieram a cabeça, que consumo regularmente e que sirvo com orgulho a qualquer convidado, brasileiro ou estrangeiro.

Certamente houve esquecimentos, mas passei fácil dos cem vinhos que prometi.

Experimente você também e dispa-se de seus preconceitos, os extrangeiros não têm esse preconceito, por que você deveria ter?

Picture 3

Você que é lojista, Sommelier de Restaurante, procure ter em sua carta mais vinhos do nosso país. Há coisa muito boa. Tenha orgulho do seu vinho.

Nesta semana que passou o renomado produtor italiano Josko Gravner esteve no Brasil e provou vinhos brasileiros e ficou admirado por encontrar aqui vinho daquela qualidade e ainda um vinho sincero, que procura expressar terroir de verdade, sem interferências. Falo de Josko Gravner, você vai contestá-lo?

Bem, segue minha lista:

espumante400

Eu fiz uma lista de vinhos que me vieram a cabeça, que consumo regularmente e que sirvo com orgulho a qualquer convidado, brasileiro ou estrangeiro.

Certamente houve esquecimentos, mas passei fácil dos cem vinhos que prometi.

Experimente você também e dispa-se de seus preconceitos, os extrangeiros não têm esse preconceito, por que você deveria ter?

Você que é lojista, Sommelier de Restaurante, procure ter em sua carta mais vinhos do nosso país. Há coisa muito boa. Tenha orgulho do seu vinho.

Nesta semana que passou o renomado produtor italiano Josko Gravner esteve no Brasil e provou vinhos brasileiros e ficou admirado por encontrar aqui vinho daquela qualidade e ainda um vinho sincero, que procura expressar terroir de verdade, sem interferências. Falo de Josko Gravner, você vai contestá-lo?

Bem, segue minha lista:

Espumantes:

Todos do Eduardo Zenker: (Espirito Pacomico, Inusitado, Cárico, Lúdico)

Estrelas do Brasil (todos)

Era dos Ventos

Vallontano todos. Especialmente o Zanini LH

Darricarrere Ancestral

Dom Giovanni Reserva Ouro

Cave Geisse (todos, inclusive a linha Amadeus)

Adolfo Lona (todos, especialmente seu rosé)

Pizzato Brut

Aurora Pinot Noir

Marcus James Brut

Dal Pizzol Brut Rosé

Déxima Brut Rosé

Lírica Hermann

Salton Brut Ouro, Gerações, Evidence

Miolo Cuvée Tradition

Miolo Millésime D.O.

Valduga (todos) inclusive um Prosecco champenoise.

Chandon (todos) lamento nnao existir mais o “rouge”

Rio Sol Rosé

Santa Augusta Rosé

Ponto Nero Moscatel

Guatambú

 

Vinhos :

Era dos Ventos Peverella e todos os Era dos Ventos t

Domínio Vicari Riesling Itálico e todos os vinhos do Domínio Vicari: Ribolla Giala, Sauvignon Blanc, Merlot, sangiovese.

Arte da Vinha de Eduardo Zenker (todos)

FVLVIA Sauvignon Blanc do Atelier Tormentas e todos os vinhos do marco Danielle.

Provincia de São Pedro (todos)

Estrelas do Brasil  Dall’Agnol Sauvignon Blanc Fumé, DMD e Superiore.

Cordilheira de Santana (principalmente o Gewürztraminer e o Chardonnay)

Pizzato Merlot DNA e Pizzato Chardonnay

Lidio Carraro (todos, destaque para Nebbiolo, Teroldego e Chardonnay)

Salton Volpi Merlot, Gewürztraminer. Salton Talento, Desejo, Septimum, Paradoxo Cabernet, Paradoxo Merlot, Salton Intenso Merlot Tannat. Salton Intenso Licoroso.

Miolo: Tannat Vinhas Velhas (Campanha Gaucha), Alvarinho (Campanha Gaucha), Lote 43, Miolo Cuveee Giuseppe Cabernet Sauvignon, Castas Portuguesas.

Valduga: Raizes Sauvignon Blanc,  Raizes Cabernet Franc, Gran Reserva Raizes Corte, Valduga Arinarnoa, Valduga Marselan.

Vallontano (todos), especialmente o Oriundi.

Don Laurindo (Gewürztraminer, Tannat, Merlot)

Barcarola Teroldego

Valmarino Cabernet Franc

Os Experimentos do Bettú

Dal Pizzol Enoteca

Guatambu Rastros do Pampa

Luiz Argenta Cuvée Cabernet Sauvignon e Merlot

Hermann Matiz Alvarinho

Villa Francioni Sauvignon Blanc e o Rosé e Joaquim.

Villagio Grando (todos)

Sanjo Sauvignon Blanc, Rosé e o tinto Maestrale

Kranz Rosé.

Imortali Santa Augusta Biodinâmico

Vinha Unna (todos)

De Lucca (todos)

Carrau Velho do Museu (todos)

Elephant Rouge

Serena Pinot Noir, o primeiro vinhedo biodinâmico do Brasil

Vinhetica rosé de projeto sustentável na Campanha Gaucha

Entre Vilas de São Bento do Sapucai em São Paulo.

Baú Syrah de São Bento do Sapucaí em São Paulo.

Primeira Estrada, vinho mineiro, excelente Syrah de Tres Corações

Intrépido e Bandeiras, vinhos produzidos em Goiás

 

Então gente, com eventuais esquecimentos, minha lista passou fácil de cem vinhos brasileiros. Você conhece todos eles? Está disposto a experimentá-los com indpendência ideológica ou preconceitos? Faça isso, quem sai ganhando é você mesmo. Saúde!!