Acontece

Syrah Biodinâmico em Alagoas !!

kr

Ronaldo Zanella

Um tempo atrás recebi um simpático e-mail do Ronaldo Zanella que dizia:

”  Caríssimo Didu, boa noite. Por opção própria não tenho wattssapp, Facebook, twitter e outros cacarecos virtuais. Só e-mail. Leitor assíduo do teu site, já tentei fazer comentários abaixo dos teus textos, mas não tive êxito.

E agora eu tinha que lhe contactar pelos dois textos extraordinários que você nos ofereceu nesta semana: “Uma luz no fim do túnel?”, e, “Onze perguntas. Uma resposta“.

Dois textos intempestivos no sentido nietzschiano do termo. São filosóficos pois conseguem traduzir em palavras aqueles sentimentos que não saem da sensação da outra pessoa ou do público que lê.

Daqui “das” Alagoas acompanho pelo teu site a ponte vinífera brasileiro entre SP e RS. Em 2015 li no teu site sobre o início da Naturvin, com isso entrei em contato com a Marina e passei meus dados (um microvitivinicultor com 180 plantas de Syrah).

Posteriormente, por email, ela me disse que a cooperativa não foi adiante por ter alguns oportunistas que não tinham nada de naturais. Já entrei em contato com o Danielle e o Rodrigo além da esposa do Zenker.

O que eu sinto é um certo esnobismo e falta de partilha de seus conhecimentos como se o vinho natural fosse uma fórmula de alquimia só para alguns iniciados.

Aí quando eu vejo que só na Itália existe mais de cinco associações, que eu conheço, de produtores naturais, biodinâmicos, orgânicos/biológicos inclusive associação em que se misturam todos, como na VinNatur: devo dizer que os artesões brasileiros do vinho são mesquinhos e não sabem. É cada um para sim, e às vezes, todos contra todos. Pensou se um pequeno grupo oferecesse um dia de campo, um dia de vinificação para incentivar o crescimento desse setor artesanal?

Aqui no Brasil é só no sonho. A não ser que você, teu filho e a Srª Liz engendrassem algo do gênero, por exemplo, na sequência do Naturebas. Além de feira enóloga também práticas de vinificação artesanal. É apenas um ideia depois da leitura de seus dois artigos maravilhosos. Abraço.

Mais adiante outro:

” Caro Didu saudações. Sou um leitor do teu site principalmente sobre os naturebas. Solidarizo com o caso Zenker, do qual já comprei 6 garrafas de ótimos vinhos. Agora quero te comunicar que o nosso livro “Vinho: por uma recapitulação filosófica” foi reconhecido pelo concurso Gourmand Awards 2018 como o vencedor brasileiro em duas categorias (História do Vinho e Wine Writing), e que competirá com vencedores de outros países para o Best in the World na categoria W 3-4 Drink Writing, foi uma grata surpresa dada a ousadia de seu conteúdo. Cordialmente, Ronaldo Zanella.”

 

Broto de Syrah Biodinâmico cultivado em Alagoas 

Recebi hoje esta foto para alegrar minha quarta-feira, do amigo leitor Ronaldo Zanella. Vinho em um e-mail com o seguinte texto:

” Didu, saudações. Em 2017 plantei os porta-enxertos. Em 2018 enxertei as Syrah. Agora em 2019 serão mais 100 dias de aventuras com o míldio para colher a primeira Syrah biodinâmica de Alagoas. Abbraccio fratello.”

Desejo sucesso Amigo Zanella e espero logo poder provar esse Sincero e Inimitável Syrah que você está produzindo. Saúde!!

 

Comments

comments