Artigos

Luis Pato. 25 anos de Mistral

Neste Encontro Mistral não faltaram alegrias. Uma delas foi saber dos 25 anos de parceria entre Mistral e o famoso produtor da Bairrada, Luis Pato.

 

Luis Pato em ótima foto do meu Amigo Bruno Agostini

Eu tenho diversos vídeos com o Luis Pato, basta “googlar”didu russo luis pato e verá. Eu considero o Luis um gênio. Além de ser indiscutivelemente o homem que colocou a Bairrada nas melhores cartas de restaurantes do Mundo, o Luis é genial por muitos outros motivos.

Nos seus 60 hectares de vinha onde cultiva as uvas tintas Baga e Tinto Cão e as variedades brancas Maria Gomes, Cercial da Bairrada, Bical e Sercialinho, Luis produz maravilhas e inova sempre. Um cara genial e inquieto.

Ele por exemplo lava suas barricas com ozônio! Sensacional, não corre risco algum. Foi o primeiro vitivinicultor a fazer poda verde em Portugal! Depois consegue da mesma videira e na mesma safra, produzir dois vinhos, um espumante e um vinho tranqüilo, pois retarda sua poda verde que a faz no dia de Santiago, quando a pinta o bago… e ela está rosada e super ácida e faz com elas um espumante rosado espetacular. Um não, diversos! As uvas que ficaram seguem seu rumo natural e dão um tinto tranqüilo. Veja o próprio Luis explicando isso.

 

 

Luis parece ter 20 anos a contar pela sua disposição e alegria. Um cara entusiasmado que é sempre uma alegria para quem o encontra e um aprendizado acima de tudo. eu gravei com ele neste Encontro Mistral, vejam:

 

 

Lá no simplesmente Vinho no início do ano, também gravei um vídeo que vale rever pois trata-se de vinho que não tem por aqui… Vejam:

 

 

E vocês sabem como foi que o Ciro Lilla conheceu o Luis Pato? Vejam…

 

Vida longa a essa parceria. Saúde!!

Comments

comments