Acontece

Feira Naturebas 2019

A Feira Naturebas de Lis Cereja e Ramatis Russo, se consolida como a única feira de vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais da América Latina e de produtos artesanais idem, como queijos, embutidos entre outros.

A Naturebas vem dobrando de tamanho desde seu início há sete anos na própria Enoteca Saint Vin Saint. De lá para cá as coisas cresceram e muito. Esta edicão contou com dois dias na Casa das Caldeiras e teve 2 mil visitantes!! Não sei onde vai parar isso.

Qual será seu destino com esse mercado que mostra a cada ano uma disposição maior de conhecer e priorizar os vinhos sustentáveis. O legal dessa história é a conscientização que está acontecendo e sendo incentivada.

Aliás, essa palavra Sustentável é levada a arisca por eles, este ano além de colocar, frente a frente, sem intermediários, produtores e consumidores, a organização da feira inova ao apostar no programa de lixo zero. até coleta de recicláveis foi feito por carrocinhas, dentro do Projeto Kataki, projeto que promove a aproximação de catadores de lixo com quem gera lixo nas cidades.

A Naturebas trouxe uma centena de produtores entre a maioria vinhos Orgânicos, Biodinâmiucos e naturais do  Argentina, Alemanha, Brasil, Chile, Espanha, Eslovenia, França, Itália, Mexico, Peru, Portugal e Uruguay.

Uma das iniciativas que funcionam muito bem para o tema é que os importadores devem participar com a presença de algum produtor dessa linha, assim o que acaba acontecendo é um verdadeiro festival de vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais na cidade, pois pipocam jantares, degustações e palestras durante a semana da Naturebas.

Este ano o meu amigo e pioneiro nesse tema de Vinhos Naturais, Jacques Trefois foi homenageado, o que foi muito bonito… O Jacques, quando ninguém falava nesse tema, começou a trazer vinhos naturais para o Brasil e a divulga-los. Era uma voz solitária que rendeu frutos.

 

Jacques Trefois

 

Parece que foi ontem, mas já são sete anos de Feira Naturebas e o mercado que no início parecia de modismo ou de nicho mostra que é tendência mesmo. As pessoas estão cada vez mais interessadas em vinhos autênticos, puros, sinceros, sem maquiagens ou manipulações, como aliás deveríamos ser todos nós. Reais, Verdadeiros, sinceros e Transparentes.

Comments

comments