Acontece

Simplesmente… Vinho 2019 Luis Pato

Luis Pato

Tenho grande admiração, respeito, amizade e carinho pelo Luis Pato. Sua família inteira é ótima, acho que se trata de um certo DNA Baga/Bairrada/Pato…

Passei a admirá-lo de verdade numa de suas visitas ao Brasil, há anos!…, quando ele contou que limpava suas barricas com Ozônio. Achei aquilo o máximo, inteligente, eficiente, limpo, inusitado.

Depois então ele cria um espumante, o Baga Rosada, produzido com as uvas Baga da poda verde. Como se sabe, retira-se alguns cachos não tão bem formados, ou alguns que estão muito colados a outro, para que a força toda da videira vá para menos número de cachos de uva, dando assim maior estrutura ao vinho.

 

O Luiz então teve a idéia de retardar essa poda verde até o dia de San Tiago, 25 de julho, quando as uvas começam a colorir. “É no Santiago que pinta o bago…” dizia Luis Pato eufórico em um dos magníficos Encontros Mistral.

Pois eu nunca soube de outro produtor que fizesse isso. Genial! Da mesma vinha e da mesa safra dois vinhos, um espumante rosado e um tinto selecionado! Me admira que isso não tenha virado moda.

Pois bem, o Luis Pato, que este ano comemora 25 anos de parceria com Ciro Lilla, estava no Simplesmente… Vinho 2019, evento que conta com a participacnao de seus vinhos desde a primeira edição.

Fui dar um abraço nele e provar alguma coisa e aproveitei como sempre, para tomar umas aulinhas… Veja, eu gravei com o Luis que sabe tudo e mais um pouco e ainda gosta de contar… Veja. Saúde!!

 

 

Comments

comments