Acontece

Quinta da Fonte Souto. Symington e Portalegre

Uma das coisas que mais gosto no mundo do Vinho é o infindável aprendizado. Parece incrível, mas a cada encontro com gente desse mundo, se aprende mais uma.

Souto – Floresta de Castanheiros

No jantar que a Mistral de Ciro Lilla ofereceu em torno de Dominic Symington para comemorar o lançamento do Altano Branco Reserva, ele nos contou do investimento da Symington Family Estate no Alentejo, mais precisamente em Portalegre, que não é bem assim um Alentejo como temos na cabeça. Portalegre é colado na Espanha, mais elevado e de terroir absolutamente diverso do Alentejo que conhecemos e que deu fama a região.

 

Quinta da Fonte Souto

Pois contando do nome da Quinta, que se chama Quinta da Fonte Souto, Dominic nos conta que o nome Souto significa uma floresta de Castanheiros!… Nunca soube disso até ante-ontem. Mais uma que vai para a infindável cultura do vinho. Veja no vídeo:

 

Os vinhos da Quinta de Fonte Souto são vinificados na adega da propriedade, que realizou profundas modificações desde a aquisição em princípios de 2017. A direção de enologia é de Charles Symington que conta com o apoio de José Daniel Soares, e que será o enólogo residente da Fonte Souto.

Dominic comentou ter vinhos de dois anos consecutivos muito contrastantes: os 2017 fruto de uma vindima muito precoce e os 2018, vinhos resultantes de um ciclo de maturação gradual e longo. Com duas colheitas de grande promessa, estamos ansiosos para lançar no mercado os nossos vinhos da Quinta de Fonte Souto de 2017, no início do verão de 2019.

Serão dois níveis de brancos de Arinto e Verdelho e tres níveis de tintos de Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional. Ciro Lilla acredita que os vinhos da Quinta da Fonte souto estejam no Brasil para o final do ano, graças a nossa “burrocracia…”

Comments

comments