Acontece

Dominic Symington vem ao Brasil

O simpático e querido Dominic Symington, da Symington Family Estates, a maior proprietária de vinhedos na região do Douro e produtora do famoso Porto Graham’s, vem ao Brasil semana que vem. Ele chega para divulgar o Altano Reserva Branco DOC Douro 2016, um corte de 50% Viosinho, 30% Arinto e 20% Gouveio, maturado em barricas de carvalho por 8 meses e um ano de repouso em garrafa.

Ciro Lilla, oferecerá um jantar a alguns privilegiados jornalistas que não escrevem de parafusos mas de vinhos…

 Além do Altano Reserva Branco DOC Douro 2016 que é o lançamento, será servido ainda:

  • Altano Branco 2017
  • Prazo de Roriz 2015
  • Post-Scriptum 2016
  • Chryseia 2013
  • Porto Vintage

A família Symington é uma das grandes dinastias do mundo do vinho. Tem uma trajetória que se confunde com a história do Vale do Douro, em Portugal, onde o clã de origem escocesa se estabeleceu. Desde o século XIX, os Symington estão ligados ao comércio de vinho do Porto e, atualmente, são os maiores proprietários de vinhedos finos na região do Douro – com 1065 hectares divididos entre 27 propriedades, cada qual com um terroir bastante particular.

A Mistral informa ainda sobre os Symingtons:

Além de líderes em vinhos do Porto premium – lapidados na casa Graham’s – os Symington produzem uma invejável coleção de ótimos tintos, referências máximas em Portugal. O Chryseia, criado em parceria com Bruno Prats, do Château Cos d’Estournel, foi o primeiro tinto português a ser indicado para a lista dos “100 Melhores Vinhos do Mundo” da Wine Spectator, em 2003, e recebeu 97 pontos na safra 2011.

Na histórica Quinta de Roriz, adquirida em 2009, é elaborado o ótimo Prazo de Roriz, certamente um dos melhores rótulos do Douro.  Já a linha Altano é composta de tintos e brancos de qualidade excepcional. A novidade é o surpreendente Altano Reserva Branco, um corte de 50% Viosinho, 30% Arinto e 20% Gouveio, maturado em barricas de carvalho por 8 meses e um ano de repouso em garrafa. São todos vinhos inigualáveis, e ajudam a explicar porque os vinhos do Douro são a grande sensação de Portugal neste momento. www.symington.com

Foto de autoria do Walter Tommasi

 

Eu tive a sorte de estar em 2014 em um outro jantar com Dominic quando ele nos serviu o Ne Oublié de 1882! Eu gravei na ocasião ele contando a história das barricas. Anos depois em Portugal fui visitar a Graham’s em Viula Nova de Gaia e tirei uma foto (esta acima) ao lado de parte do acervo dos Symington… Um show.

 

Bem, depois desse jantar prometo contar novidades e fazer um vídeo com meu amigo Dominic. Saúde!!

Comments

comments