Acontece

PREM1UM 20 anos Lacrima di Morro D’Alba

Continuando com os vídeos destaque que fiz na comemoraçnao dos 20 anos da Prem1um Wines, publico hoje uma grande surpresa para mim, o Lacrima di Morro D’Alba.

Esse vinho vem mais uma vez comprovar uma das maravilhas do mundo do Vinho. Estamos sempre aprendendo. Quem diz saber é por que não sabe. Todos os dias vem uma informação nova, uma descoberta, confirmando a máxima de meu professor João Theodoro D’Olin : “A admiração é irmã gêmea da ignorância…”

O rodrigo Fonseca, que muitos não sabem, diante de sua enorme modéstia, é das pessoas que mais conhece vinho no Brasil, já tendo inclusive disputado o título de Master of Wine. Foi com ele que gravei sobre essa maravilhosa surpresa. Veja:

 

O Lacrima di Morro D’Alba ao nariz é logo encaixado em nossa memória gustativa como um vinho doce, diante de sua exuberância aromática, seria um paralelo tinto, aos vinhos alemães auslese trocken, que têm uma colheita mais tardia mas que são fermentados até o final, resultando em vinho seco.

 

O Lacrima é seco e seu residual de açúcar é de 3,0 g/l. Super intenso e gordo na boca,com acidez marcada, um vinho potente que pede um assado de caça com molho intenso secondo me. Adorei a surpresa.

O Lacrima é cultivado nas colinas que cercam a vila de Morro d’Alba.  As origens antigas desta vinha, datam o Lacrima do século XII, quando Federico Barbarossa, em 1167, cercou a cidade de Ancona e escolheu como seu lar o castelo de Morro d’Alba; nesta ocasião teve a oportunidade de provar o vinho tinto que já era produzido e conhecido. Vale experimentar. Saúde!

 

Comments

comments