Acontece

Mistral e Montes apresentam novidades

Pinot Noir de Aconcágua Costa

Ciro Lilla recebeu alguns amigos da imprensa do vinho em jantar no tradicional Rodeio (aquele pãozinho do Rodeio não tem igual não?…), para apresentar algumas novidades de uma de suas mais tradicionais parceira, a Viña Montes.

A tradicional e famosa Viña Montes que tanto sucesso faz com seus vinhos de perfil bordalês, está desde sempre com Ciro Lilla na Mistral e é um dos campeões de venda. Para esse encontro, veio ao Brasil o enólogo Bernardo Troncoso.

 

 

Entre os vinhos degustados estavam:

  • Outer Limits Sauvignon Blanc 2017 (U$ 49,90)
  • Montes Alpha Special Cuvée Chardonnay 2015 (U$ 59,50)
  • Montes Alpha Special Cuvée Pinot Noir 2016 (U$ 64,50)
  • Montes Alpha Special Cuvée Cabernet Sauvignon 2015 com 10% de Syrah e 5% de Carmenère  (U$ 59,50)
  • Outer Limits Syrah 2016 (U$ 59,90)
  • Montes Folly Syrah 2013 (U$ 179,00)

A minha preferência recaiu no Pinot Noir, fresco, elegante, com finesse e no estilo que sempre se espera de um Pinot Noir, o estilo Bourgone. Uma delícia de vinho.

O Sauvignon Blanc estava delicioso também, aquele sauvignon blanc típico do Chile, com muita relva cortada e toques de aspargos verdes. Sedutor e delicioso para aperitivos e peixes grelhados.

O Chardonnay é uma espécie de revival dos antigos Chardonnay, encorpados, densos num lado oposto aos Sauvignon Blanc. Bom para pratos de peixes bem elaborados e untuosos.

O Pinot Noir já comentado acima é de uma classe excepcional e mostra como o Chile mudou com relação a esta casta, buscando lugares mais frescos, colhendo em etapas, vinificando de forma diferente, com menos extração (como era normal há poucos anos), e misturando praticas de fermentaçnao com engaços, semi-carbônica e a tradicional. O resultado é de se bater palmas. Parabéns.

O Cabernet Sauvignon que nesta etiqueta se posiciona entre o Montes Alpha e o Montes Alpha M é ótima opção dentro da linha de vinhos classudos e gulosos de Aurelio Montes, seus 10% de Syrah e os 5% de Carmenère fazem diferença e o vinho estava muito gostoso.

O Outer Limits Syrah 2016 (U$ 59,90)  estava espetacular! Com mais rusticidade e mais “sinceridade”, mostrou-se  secondo me a melhor opção para as carnes que foram servidas com o arroz a Thomaz Souto Correa (esta foi para os meus colegas de geração…), gostei demais do vinho que claro é inferior em classe e suntuosidade ao conhecido e famoso Montes Folly Syrah 2013 (U$ 179,00), mas a distância de preço entre eles não corresponde à distância em qualidade. Ou um está caro ou outro está barato…

Grazie Ciro Lilla por uma noite deliciosa, como é normal nos encontros da Mistral e da Vinci. Sucesso!

Comments

comments