Acontece

Tenha sempre a mão um bom Chianti.

Eu adoro Chianti. Que vinho! Claro que há Chianti e Chianti, abaixo lhe dou uma relação de alguns que confio e gosto. O Chianti você deve saber é o vinho da Toscana, da uva Sangiovese. Muitos produtores mesclam o vinho com outras castas, mas dependendo da DOC ele deve ter sempre ou 80% de Sangiovese ou 70 % de Sangiovese. As outras castas variam, muitos hoje com castas francesas como Cabernet Sauvignon ou Cabernet Franc, ou Merlot, buscando a pegada dos Super-Toscanos.

Mas há centenas de excelentes Chianti e de vários preços. sugiro que você tenha sempre a mão um Chianti que lhe agrade e que caiba em seu bolso, seja ele Classico Riserva, Seja ele Super Toscano, seja ele simples e comum, que aliás eu gosto muito. Aquels Chianti regionais que você encontra nos bares, cafés, alimentari, das cidadezinhas da região mais bela do Mundo.

Os vinhos mais simples, não significam que são ruins não, aliás de modo algum. Eles normalmente são mais baratos em função de volume cultivado, de vinhas novas, de uvas compradas, de menor seleção, ou ainda por nnao passar por afinamento em barricas caras.

Eu gosto demais desses Chianti, pois têm maior acidez ainda, traço típico da Sangiovese. Claro que o da foto não está nessa categoria, mas quero deixar claro que gosto e muito dos Chianti simples, das pessoas simples e normais…

O vinho é feito à medida para alguns pratos, como a bisteca a fiorentina, para as massas com molho de tomate, para as focacia e as schiaciata, para os sanduiches ou bruscheta com prsociuto crudo, como os da foto, com os salames, os tomates secos, as beringelas e os pimentões em conserva, as azeitonas temperadas com alho, pimenta e louro, coisas que você deve sempre ter à mão também em sua casa para serem acompanhados por um belo pão italiano e… um Chianti!!! Vai por mim. Abaixo alguns Chianto que garanto lhe darão muito prazer e acompanharão muito bem o que sugeri acima. Saúde!

 

  • Il Secondo Pacina na Piovino
  • Badia a Coltibuono,Castello di Ama, Bonacchi, Andrea Costanti, Fattoria Félsina, Tenuta di Capezzana e Lungarotti na Mistral
  • Castellare di Castellina, Fontodi, Villa Poggio Salvi, Felsina, Piccini, San Fabiano Calcinaia Cellole na Vinci
  • Renzo Masi, Rocca delle Macie, Cepaparello na Decanter
  • Volpaia, Monte Bernardi, Fontemorssi na Premium Wines
  • Nipozzano, Castiglione Chianti, Checci na Ravin
  • Castiglione DOCG na Via Vini
  • Chianti Rufino na Super Adega

 

Comments

comments