Acontece

Gonzalez Byass lança o Oloroso Alfonso.

Eu tenho o maior orgulho dessa gravata que ganhei do Antonio Palacios da Gonzales Byass. Já uso um chaveiro do Tio Pepe e ele me presenteou anos atrás essa bow-tie do famoso jerez.

Aprendi a gostar de Jerez com dois amigos queridos, o Pagliari, que é o Don Jerez e o Luiz Horta, apaixonado também pelo vinho que se produz em Jerez de La Frontera e em Sanlúcar de Barrameda.

O Jerez é uma bebida excepcional e versátil e sempre que falo dessa bebida me lembro de uma aula/palestra do meu Amigo Professor José Luiz Giorgi Pagliari, o “Dom Jerez” , um aficionado do tema, na Confraria dos Sommeliers onde ele contou algumas curiosidades sobre a bebida:

1. Poucos vinhos são tão curingas, tão versáteis em harmonizações difíceis quanto o Jerez, que vai bem com alimentos amargos, picantes, ácidos, doces, untuosos ou salgados.

2. Produtos quase sempre incompatíveis com algumas harmonizações podem ser salvos por um Jerez, a exemplo de alcachofra, aspargos, ovos, verduras e hortaliças, picles, vinagrete, frutas cítricas, frutas frescas e chocolate.

3. O Jerez é da família dos vinhos “Fortificados”, como Porto, Madeira, Marsala, Vins Doux Naturels.

4. A casta principal é a Palomino e o solo a “Albariza”.

5. As famílias estão divididas basicamente em quatro tipos: os secos, que são o “Fino” e o “Manzanilla”; os de caráter oxidativo crescente, que são os Amontillado, Palo Cortado e Oloroso; os de caráter muito doce, Pedro Ximenes ou “PX” e o pouco conhecido Moscatel; os de caráter adocicado (Vinos generosos de Licor), que são os Médium (Amontillado Médium Dry), o Cream (parte do Oloroso) e o Pale Cream (parte do Fino).

6. 50% do mercado de Jerez é do tipo doce, e a Inglaterra é o maior consumidor da bebida.

7. A Espanha consome mais o Manzanilla. O “Fino” é mais para exportação.

8. Os tipos Fino ou Manzanilla duram cerca de 18 meses na garrafa e uma semana depois da garrafa aberta, desde que conservado tampado e na geladeira.

9. A temperatura ideal de serviço do “Fino” é de 6 o C a 8 ºC e do “Manzanilla” de 8 ºC a 10 ºC.

10. Harmonizações ideais do tipo Fino são: aperitivos, com presunto cru, fritura de peixes e carnes brancas, embutidos sem pimentão, mariscos iodados, aspargos e alcachofra.

 

Muito bem, ontem fui a convite da Gonzales Byass e da Inovini, que importa seus deliciosos vinhos, para o lançamento do Oloroso Alfonso. O Antonio Palacios trouxe consigo para nos apresentar, outro jovem simpático e super competente, o Álvaro Plata, de apenas 27 anos e Embaixador da marca Gonzalez Byas.

Nosso almoço aconteceu num endereço espetacular que recomendo a vocês que é o Torero Valese, onde comi o polvo mais macio da minha vida. Vou voltar lá com a Nazira e beber uma garrafa inteira de Tio Pepe assim que ela estiver recuperada. Juro.

 

O Álvaro falou do Genaro Benitez que eu conheci e filmei aqui no Brasil em 2010!…

E depois seu filho Alejandro Benitez… na Enoteca Saint Vin Saint, veja:

Em nosso almoço, o jovem Álvaro deu um show de simpatia e conhecimento, veja a aula de Jerez que ele dá ao explicar o Oloroso:

Mas como não escrevo sobre parafusos, mas sobre vinhos, a vida acaba nos reservando gratas surpresas. Eu sou grande apreciador do Jerez do tipo Palo Cortado.

Palo Cortado, é um tipo de Jerez que começou a vida numa criação biológica, sob a proteção da flor, mas já nessa fase começa a apresentar tendências bem sutis que pendem para o oxidativo. Então após breve crianza biológica, ele é “encabezado” como se chama em Jerez a fortificação com adição de álcool vínico e então segue sua evolução em crianza oxidativa como se fosse um Oloroso. A curiosidade e sedução dessa categoria de Jerez é justamente ter um nariz de Amontillado e uma boca de Oloroso.

Pois acreditem, o Álvaro e o Antonio trouxeram de lea um Palo Cortado de Añada, que não sabia que existia, veja no vídeo abaixo ele explicando o que são os Vinos de Añada. Saí de lá andando nas nuvens e agradecendo a vida que tenho. Viva Gonzalez Byass!!!

Agradeço a Inovini a oportunidade de um momento raro como esse. Saúde!!

Comments

comments