50 paus

O injustiçado Moscatel

 

Fico sabendo pelo UOL que nosso Moscatel ganhou mais uma no exterior, neste caso foi espumante Garibaldi Moscatel, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, (custa R$ 33,00), que levou o principal prêmio da categoria no Catad’or Wine Awards.

Fico impressionado como o nosso delicioso espumante Moscatel é desprestigiado aqui e elogiado lá fora. Qualquer critico de vinhos do exterior, quando vem ao Brasil, tem a mesma opinião, nosso melhor potencial no exterior é o espumante de Moscatel, pois tem menos dulçor que o Asti e mais álcool que o Asti. Ou seja, há um caminho aberto já para ele.

Mas nós aqui não, sempre com essa vergonha de produtos baratos, que não se justifica para desprestigiar um espumante delicioso. Até entre produtores se vê esse preconceito absurdo, conheço alguns que confessaram ter um pouco de vergonha dele… Vergonha??!!! Por favor gente. Acordem para o potencial desse produto.

Há inúmeras vantagens, pois é ótimo com frutas, com bolos e mesmo com contrastes como uma posta de salmão grelhada mal passada. Experimente. Os produtores deveriam estar incentivando prêmios de harmonização desse produto em faculdades de gastronomia, tão na moda atualmente em vez de se envergonhar.

Eu prefiro os mais secos, secondo me, quanto mais seco o moscatel, melhor, mas ele tem sua sedução e seu espaço assim como conhecemos. Vamos parar com essa bobagem e dar o devido respeito a esse produto. Meus parabéns a Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Comments

comments