Acontece

Morre Ricardo Santos

Morre Ricardo Santos, um dos grandes nomes da viticultura argentina

Faleceu no último fim de semana, na Argentina, o produtor Ricardo Santos, que foi o pioneiro na venda de vinhos varietais de Malbec no mercado internacional. O Norton Mendoza Malbec 1972, que ele lançou nos Estados Unidos, abriu o caminho para aquela que viria a ser a uva símbolo dos vinhos argentinos.

Nascido em Buenos Aires, arquiteto de formação, trabalhou durante muito tempo nos Estados Unidos. Foi para Mendoza em 1971, rendendo-se à paixão da família pela produção de vinhos, e trabalhou na Bodega Norton, que pertencia à sua família, durante quase 18 anos. Depois da venda da Norton, aposentou-se, mas voltou logo ao cenário vinícola para produzir o reconhecido Malbec de Ricardo Santos. Mais tarde estendeu a linha com um Cabernet Sauvignon, um Sémillon e um Gran Malbec.

Ricardo Santos esteve no Brasil na Expovinis 2015, ocasião em que encantou a todos com sua simpatia e seu humor inteligente. Seus filhos, Patricio Santos (enólogo) e Pedro Santos, proprietários da Tercos (cujos vinhos também são importados pela PREM1UM), dão sequência ao trabalho do pai.

Recebo esta triste informação de meus amigos Orlando e Rodrigo da Premium Wines. Estive com o Ricardo Santos nessa Expovinis 2015 e gravei com o Ricardo que era uma simpatia de pessoa, mas lamentavelmente não encontro o vídeo.

Porém nessa busca encontrei dois vídeos que valem vocês verem, um o Rodrigo Fonseca falando do produtor, assista a partir de 1’38” que ele conta do produtor e da importância do Ricardo Santos e explica seus vinhos. Veja:

Neste segundo vídeo entrevisto o filho de Ricardo, o Patricio Santos que fala de seus vinhos. Ele esteve em 2015 no Brasil em outro evento da Prem1um Wines.  Aproveito para manifestar meu pesar. Veja.

Comments

comments