Acontece

Luis Pato, 70 anos comportamento de 30. Show.

O Luis Pato é um cara especial, produtor que colocou a Bairrada no mapa do vinho mundial. O Luis está com 70 anos mas tem comportamento de um jovem curioso e inventivo de 30. Acho espetacular isso nele. Sua família produz vinho desde o século XVIII na famosa Quinta do Ribeirinho Ele sempre prestigiou a casta local Baga e fez maravilhas, inovando como poucos. Foi o primeiro vinhateiro português a fazer poda verde na década de 90. Foi tambeem quem primeiro produziu vinhos de um “Cru “, que ele chama de Bairrada de Vinhedo, ou seja um vinho de um único vinhedo, caso dos prestigiadíssimos Vinha Pan e Vinha Barrosa. Sem contar seu vinhedo de Baga em Pé-Franco da Quinta do Ribeirinho que tem minúscula produção, com vinhas de muita idade que produzem apenas tres cachos por vinha.

 

Não bastasse isso, Luis faz espumantes com a poda verde de seus vinhedos. Explico. A poda verde é quando se descarta alguns cachos de uva da videira para que fiquem apenas os melhores e esses então recebam os nutrientes que estavam destinados a todos os cachos. Consegue-se assim mais vigor. Pois bem, o Luis Pato pegou sua Baga e retardou um pouco a poda verde até a data do dia de Santiago que como diz o ditado local, é no Santiago que pinta o bago… ou seja, quando a uva começa a colorir. As uvas então vão para fazer um espumante rosado e as que continuaram na vinha vão para seu Baga tinto. Gênio. Da mesma vinha faz dois vinhos, um espumante rosado e um tinto tranquilo. Simplesmente espetacular!

Eu já falei disso no passado e até já usei em diversas palestras sobre vinho, mas não tinha isso gravado pelo próprio Luis Pato, hoje pedi a ele que explicou, veja:

 

Conversando sobre a questão da mineralidade que a ciência insiste em afirmar que as pedras do sub-solo não fazem diferença no paladar do vinho, Falei disso outro dia aqui (link), ele ficou eufórico com o tema e fez questão de afirmar a diferença de dois de seus prestigiados vinhos, ambos plantados em Pé-Franco mas em solos distintos e que são completamente diferentes. Veja:

 

 

O encontro bem que poderia ser para comemorar vários aniversários, os 70 anos do Luis Pato, completados em janeiro, os mesmos 70 anos do Ciro Lilla neste mês de junho e os 100 anos da Cia. Lilla de Máquinas de Torrefacnao para Café da família de Ciro Lilla e ainda os 25 anos de relacionamento da Mistral com Luis Pato, mas não, foi um almoço informal entre alguns profissionais do colunismo do vinho em São Paulo, no agradável Restaurante Espirito Santo.

Degustamos os seguintes vinhos:

Espumante Maria Gomes  U$ 29,90

Vinhas Velhas Branco 2016  U$ 37,90

Vinhas Velhas Tinto 2015   U$ 72,50

Vinha Pan 2013  U$ 119,00

Pé Franco 2009   U$ 399,00

Abafado Molecular Branco 2010  U$ 55,50

Comments

comments