Acontece

A história dos Super Toscanos

Olha aí pessoal, mais um pouco de informação sobre o mundo do vinho…

Super Toscano é o nome que se dá aos vinhos que usam além da Sangiovese, uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot. Também são considerados Super Toscanos vinhos envelhecidos em barricas francesas de carvalho. O termo surgiu quando o italiano Mario Incisa della Rocchetta, amigo do nobre Baron Philippe de Rothschild das corridas de cavalo, confidenciou ao Baron que sonhava produzir um Cabernet Sauvignon na região de Bolgheri (um vilarejo na costa da Toscana) e foi incentivado por ele a fazê-lo.

Assim, em 1948 o Mario começou a produzir o Sassicaia.  Até os anos 60, eles bebiam esse vinho apenas nas festas da família. A partir de 1968 o nome Sassicaia foi para a garrafa do vinho produzido por ele, mas era vendido como Vino da Tavola, pois fugia às regras de usar Sangiovese em sua composição, afinal tinha apenas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

Não deu outra. O Sassicaia chamou atenção da crítica mundial e recebeu prêmios como o melhor Cabernet Sauvignon produzido no Mundo, ou o Melhor vinho Italiano e coisas assim.

O sucesso do Mario incentivou o aparecimento em décadas seguintes de Solaia, (75% Cabernet Sauvignon, 20% Sangiovese, 5% Cabernet Franc), Ornellaia (Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot), Tignanelo (80% Sangiovese, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Fran) entre outros. Todos na mesma linha de castas francesas envelhecidas em barricas e não em botes grandes de madeira.

O sucesso dos vinhos de Bolgheri foi tanto que em 1994 criou-se a DOC Bolgheri, afinal os vinhos mais caros da Itália e que conquistaram reconhecimento mundo afora eram aqueles. Hoje esses vinhos são caríssimos e são realmente excepcionais.

Um vinho 100% Sangiovese, mas envelhecido em barricas francesas de 225 litros, também são considerados Super Toscanos. Vale lembrar que já se fazia Super Toscanos na vizinha região de Carmigniani, onde existia Cabernet Sauvignon há cinco séculos! As uvas foram mandadas plantar por Catarina De Medici e a região que foi declarada DOC pelo Duque Cosimo De Medici, o gran Duque da Toscana no ano de 1716!!!  Aliás é Carmigniano é a única DOC da Itália que obriga a se plantar Cabernet Sauvignon!!!

Viram só, o vinho e a história caminham juntos.

Outro dia gravei com o Rogério d’Avila da Ravin sobre o Sassicaia, vale ver. Aqui está o vídeo:

 

Comments

comments