Acontece

20 anos do Guia de Vinhos Descorchados!

O chileno Patricio Tapia é um craque. Jornalista e grande degustador, conhece vinhos como poucos. É degustador da revista Decanter inglesa e há vinte anos lançou seu Guia de Vinhos Descorchados (desarrolhados) no Chile. Pois o tempo passou, o Guia cresceu se estendeu para Argentina, Uruguay e Brasil! Para esta edição, Patricio e sua equipe, da qual participa meu amigo Eduardo Milan da revista Adega, degustaram mais de 10 mil vinhos! Significa degustar 27 vinhos por dia ininterruptamente por 365 dias. Não é qualquer coisa.

Isso dá uma ideia da maratona que é esse trabalho, hoje reconhecido internacionalmente. No Brasil o Guia é editado pela Revista Adega, de Christian Burgos.

O Patricio tem dois méritos especiais, secondo me. Um deles e o que mais aprecio é que ele gosta de vinhos simples, rústicos e sinceros, como eu, que valorizam a história e a tradição do lugar. Ele foi um dos grandes incentivadores da revalorização dos vinhos “Pipeños”, os tradicionais vinhos de garrafão (da casta Pais) do Chile, feitos artesanalmente em “Tinajas”, que são ânforas de barro. Não à toa, hoje grandes empresas como a Concha y Toro fazem vinhos com Pais.

 

O outro mérito dele (muito difícil para mim) é a habilidade de agradar a Gregos e Troianos. Neste Guia ele consegue destacar com grandes méritos tanto a Catena como a Matia Michelini, na Argentina. Ou a Miolo e Faccin, no Brasil, ou a Santa Carolina e a Cacique Maravilha no Chile e ainda a Garzon e Bracco & Bosca, no Uruguay. Admiro isso e embora discorde de algumas das suas escolhas, o caso do Touriga Nacional em pureza e de leveduras selvagens da Miolo, merecem meu reconhecimento, embora não possa dizer o mesmo do Castas Portuguesas.

Graças à generosidade do Patricio e do Christian, sempre sou convidado à degustação Master Class do Guia Descorchados. Nessa ocasião, são pinçadas amostras que representem os dois universos de vinhos, os convencionais e os Naturebas. O evento vem crescendo e se tornou também uma feira de vinhos que acontece em parceria com a Adega com o Encontro de Vinhos do Beto Duarte e do Daniel Perches, que fazem um evento excelente. Lamentavelmente minha agenda não permitia que eu estivesse na feira, mas consegui alguns momentos e destaques para mostrar a vocês. Saúde!

Comments

comments