Acontece

Simplesmente Vinho 2018 um show de Sinceridade.

Simplesmente… Vinho 2018

Este ano tive o privilégio de ter a companhia de parte da “Famiglia” (Demian e Clarinha + Ramatis e Lis), no Simplesmente Vinho. O Salão, como insiste meu Amigo e responsável pelo evento, João Roseira que também é dono da Quinta do Infantado e sócio no Baga de Touriga, chegou ao ponto ideal. 100 + 1 Vignerons, que foram transformados em 99 + 2. Explico. Todos os anos o Simplesmente tem um convidado Destaque, último ano foi Colares, e este ano foi o Le Cave des Nomades do sincero e talentoso Zé Tafé, português que foi para Banyuls-sur-mer e produziu MARAVILHAS por lá.

 

Zé Tafé. Talento que emociona…

Porém como a Casa de Mouraz este ano foi terrivelmente afetada pelos incêndios, eles também mereceram o destaque, daí o 98 + 2 Vignerons… Veja o salão cheio na noite seguinte…

 

 

De fato, minha viagem ao Simpelsmente… começou dois dias antes em Lisboa, sendo recepcionado pelo Manuel Marques da Quinta do Vale da Capucha, que fez as vezes de seu irmão Pedro Marques que é o enólogo da Capucha, mas que teve que ir a Londres mostrar seus vinhos que já são exportados para 26 países! Ele produz maravilhas, num lugar lindo e onde seus pais me recepcionaram como um amigo de infância, num daqueles almoço que só os portugueses sabem oferecer, com tanta fartura de qualidade e uma amabilidade sem iguais. Vou falar deles daqui uns dias… aguarde, pois a Capucha mostrou que o Chablis pode estar em Lisboa também… por enquanto, fique com uma foto da quinta…

 

Antes de chegar ao Simplesmente, por cortesia do meu Amigo Duda Zagari e do gentelman Fernado Seixas, fui recebido com honras acima do merecido (meus credores certamente concordam…), na Taylor’s, mas este tambeem merecerá um post específico de tanto que filmei… Fique apenas com a foto minha e do simpático e gentil Fernando Seixas que nos recebeu…

 

Essa foto, me dá vontade de voltar a Portugal gente… que País, que gente e que momentos vivi lá, mais uma vez… Eu vou escrevendo, vou procurando ilustrações e vou novamente me emocionando e viajando. Uma delícia isso. Tiramos essa foto em frente ao brasão da Corôa Britânica! Imaginem… a Corôa determinou a Taylor’s como fornecedor oficial de Porto!!!… mas me diga uma coias: o que eu tenho a ver com isso?! hahahahaha tanta imponência e o Didú de penetra lá… Que gostoso que o Fernando entrou na brincadeira.

Mas voltando ao Simplesmente… Vinho deste ano devo dizer que o “Salão”,  contou mais uma vez com o apoio da J.Dias Cooperague da J.Dias & CA SA, tanoaria que ofereceu as Barricas que servem de apoio aos produtores. Também teve o apoio da Quercus – Associação Nacional de Defesa da Natureza destacando a importância da conscientização de todos, inclusive os produtores, quanto ao plantio do Sobreiro. Foram distribuídas mudas de sobreiro aos visitantes. Houve até a presença do Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral, que gosta de vinhos naturais… e que  reconheceu o valor dos vignerons, chefs, artistas, músicos, apreciadores, na economia do país. Gravei com ele e prometo publicar, embora seja “secondo me”, mais um político falando sobre o que perguntamos e não respondendo absolutamente nada… mas mostrou o prestígio do Salão e isso me deixou muito feliz.

Como de hábito houve a presença de artistas plásticos, abrilhantando o salão OFF de Vinhos, este ano com a presença dos trabalhos de; Diogo Munhoz, Isabel de Andrade, Paulo Ramunni, Rosarinho Cruz, Susana Bravo e Tim Madeira.

Como sempre as comidinhas de Chefs e cozinheiros impecáveis, este ano do Delicatum, DOP e Carvão, que davam tréguas aos apetites para tanto vinho Simplesmente… Sinceros e ainda o Luis Américo com o jantar pop-up no Typographia Progresso e, em conjunto com o Filipe Miguel Morais (Forneria de S. Predro), com as refeições no CaisNovo ao longo dos 2 dias.

Tive o prazer de rever meus colegas de jornalismo do Vinho de outros países, como: Sarah Ahmed, Simon Woolf, Jamie Goode, Vidar Kenneth Johansen, René Van Hoof, Paul Op ten Berg e Stephen Quinn.

Em cada um dos dois dias, uma trilha sonora diferente, procurando harmonias e contrastes com a banda em destaque, tal como se fora vinho e comida. Canções e sons dedicados por inteiro à Orquestra Fina e aos 7 (a nova banda de André Indiana, em estreia mundial), simplesmente…privilégio.

Claro que a NAV (Gustavo Roseira (filho do João) e Tiago Fialho), sempre são destaque enorme para as novas ilustrações, pelo design de emoção, brilho e brilhante, esforço, perfeccionismo, com uns dedinhos do Miguel Rosa. A Sara Roseira, filha do João) garantiu a produção, controle e mostrou seu talento até para a TV… sua entrevista foi um sucesso e muito comentada.

Claro que sempre tem o talento, a cultura e a genialidade de dois caras que amo demais, o Carlão (karl Own e o Carlos Costa, o Charlie, eles são demais! Cultos, Criativos e Loucos!!! E bem humorados, claro!… E não posso me esquecer da querida uruguaya do coração, Malena Fabregat que realiza um simplesmente em Barcelona!!! E que agora tem nova data!!! Vejam, um vídeo exclusivo Simplesmente Barcelona na Primavera!!!

 

 

Agora imaginem isso tudo com mais de 600 rótulos para você provar, se surpreender e conversar com os produtores que são mais que produtores, são Vignerons Simplesmente…

 

 

E ainda teve almoço no Paraíso do Vasco Croft, com o inestimável apoio da linda e querida Nucha e onde até os netos foram… e onde a Nazira se excedeu e até declaração de amor fez para mim… entre outras coisas, que é melhor nem comentar…, o Vasco e temos uma conecção cósmica. Algo extraordinário de verdade. Certamente somos Amigos de outros tempos. Nossa sintonia não precisa de palavras e nem cerimônias. Ela está lá com as mesmas luzes e cores e vibrações, comemorando que estamos juntos.. Demais isso. E raro, muito raro. Grazie Amigo. Certamente teremos um post desse almoço onde o vinho era de garrafão… hahahahaa…

 

Teve também jantar em nosso apartamento BNB (Grazie Demian), com comida preparada pelo João Roseira (já comeram comidas preparadas pelo João?…) e vista para o Douro, com vinhos da Palmirinha, (Grazie Fernando!…), do Zé Tafé, do Infantado, com direito a momentos relaxados entre Amigos e onde gravei um pequeno depoimento do meu Amigo João Roseira…

 

 

Em fim…. um post só, claro que não vale. Assim, com tanto material, decidi que farei diversos posts ao longo do ano, assim posso “viajar” novamente relembrando os momentos e quem sabe vou seduzindo você a se  juntar a esses felizardos em 2019 indo ao Simplesmente… Vinho 2019 em fevereiro, por que não? Saúde!! Saudade, Saudade, Saudade!!!!

Comments

comments