Acontece

E termina 2017

E termina 2017, um ano desafiador onde mais uma vez o mercado do vinho mudou e cresceu.

A mim particularmente o ano de 2017 ficou marcado pela absurda postura do Setor do Vinho no Brasil em relação ao episódio Eduardo Zenker.

 

 

Uma mancha em nossa história vitivinícola que afeta o moral e a dignidade dos produtores e enólogos gaúchos. Eles ficaram marcados como invejosos Denunciantes de colegas, escondidos atrás do sigilo jurídico, embora todos saibam quem são essas pessoas. Pura inveja e despeito. Uma vergonha total. As entidades dos Setor então optaram por se calar a respeito e o Ibravin ainda me retaliou não renovando meu contrato de patrocínio do Aprendiz de Sommelier e nem  compartilha posts meus quando falo de vinho brasileiro. Vergonhoso e triste. Mas o tempo dirá, eu continuo dormindo tranqüilo com minha consciência e continuo escrevendo e falando o que acho em respeito a mim e a meus leitores.

 

Mas falando de coisas boas, temos o mercado de vinhos em pleno investimento.

2017 apresentou uma inacreditável alta de volume de importacão beirando os 54% em volume!!!! e 30% em valor!!!! É preciso muita conversa para entender o que está acontecendo. O vinho brasileiro não cresceu nada. Há muita movimentação no mercado, novos investidores, muito consumidor novo desinformado, muito clube de vinho com ofertas de vinhos inacreditáveis, novos modelos de comercio, em fim, o ano de 2018 promete.

Desejo a todos um ano de muita Saúde, Alegrias e Grana !

Comments

comments