D. João I tinto é Show também e Abaixo dos 50 Paus!!

Acabo de provar este vinho. O branco foi merecedor de um post outro dia, no Instagram e no Facebook, que bombou, como O Vinho do Dia.

Agora devo dizer que gosto ainda mais do D. João I Tinto, pois tem tudo o que procuro em um vinho do dia-a-dia. Seco, com fruta em destaque e sem madeira. Vinho simples, gostoso, direto, seco, sem madeira e que vem para o prazer e não para a avaliação de entendidos.

Ele ficou excelente com o linguini al sugo feito por mim “a la minute”…, mas certamente ficaria melhor com um bacalhau ao forno com batatas, cebolas, pimentões e ovos cozidos, ou mesmo com um belio bife acebolado com arroz bem soltinho e feijão temperado pela Nazira.

Os vinhos D. João I, são produzidos pela Adega Cooperativa de Pinhel que tem 65 anos e processa atualmente 15 toneladas de uva proveniente de 1.285 associados. É uma espécie de Salton em termos de dimensão e uma Aurora em termos de associados…

Além das marcas D. João I, há as marcas D. Manuel I e Varandas do Castelo, que não provei. Entre os principais mercados do exterior, estão países como o Brasil, Angola, Alemanha, Luxemburgo e França.

Dadas algumas condições particulares do terroir, com solos granítico-xistosos e grandes amplitudes térmicas ao longo do ano.

 As castas brancas são a Síria, Fonte Cal, Malvasia e Arinto e, nas Tintas, a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Eles estão à venda nas lojas do Pão de Açúcar a R$ 15,90. Super compra. Recomendo.

 

Tagged: , , , ,

Deixe um comentário