Terroirs do Brasil by Didú Russo

 

Na continuação da série Terroirs do Brasil, continuo ainda falando de São Paulo, inusitado ao vinho para a grande maioria dos brasileiros. Em São Bento do Sapucai está não apenas um dos melhores vinhos paulistas, mas para mim um dos melhores vinhos brasileiros. Falo do talento do Rodrigo Veraldi do Entre Vilas.

Quem me apresentou este vinho foi o Ricardo Castilho que me presenteou com uma garrafa e eu adorei, hoje ele consta da carta lá da Enoteca Saint Vin Saint e o Rodrigo não falta em nenhuma feira de Naturebas lá.

Vá um dia fazer um passeio por lá e conhecer os Vinhos Entre Vilas que são produzidos no Altiplano do Baú desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar, na serra da Mantiqueira, no município de São Bento do Sapucaí-SP. A condução dos vinhedos é feita com o mínimo de intervenção possível  pois as vinhas são protegidas com uma estrutura  que as protege das chuvas, minimizando a ocorrência de doenças e também oferecendo uma perfeita maturação das uvas.

Os Vinhos Artesanais Entre Vilas são produzidos no Altiplano do Baú, desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar, na serra da Mantiqueira, no município de São Bento do Sapucaí-SP. A condução dos vinhedos é feita com o mínimo de intervenção possível  pois as vinhas são protegidas com uma estrutura  que as protege das chuvas, minimizando a ocorrência de doenças e também oferecendo uma perfeita maturação das uvas.

Devido as grandes amplitudes térmicas da primavera e verão, ocorre um espessamento das cascas das uvas, e por isso, um vinho concentrado e cheio de personalidade. Produzido de forma artesanal, sem adição de sulfitos, o vinho Entre Vilas inaugura uma nova fronteira vinícola no estado de São Paulo, numa geografia inusitada.  Entre as castas, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec  e Pinot Noir.

Tagged: , , ,

Deixe um comentário