Revisitando Barichello

 

Acabo de voltar de uma viagem estupenda pela Toscana. Com clama, no ritmo da Nazira com seu joelho… Uma das razões dessa viagem, foi a gentileza e generosidade do Luiz Barichello (Azienda Triturris e Villa Bari).

É que o Barichello, proprietário da Triturris, fez a gentileza de além de me hospedar, deixar seu carro também à disposição! Olhem, é que a Nazira me conhece há anos, e já cansou dos altos e baixos excitantes de viver com o Didú, pois se fosse para impressionar ela acharia que eu era um milionário…

 

 

A viagem foi excepcional e eu contarei mais dela depois, mas hoje quero mostrar este vídeo que mostra um pouco da Villa Trituris e dos momentos que tivemos lá.

 

 

A Azienda Triturris (Tres Torres), nas colinas de Mezola, próximo a Cerbaia, fração do município de San Casciano in Val di Pesa, ao lado de Florença.

Além das castas tradicionais da região toscana, o Barichello implantou como experiência pioneira a uva Malbec, com inusitado sucesso. A Malbec lá tem outra expressão, mais fresca e mineral. Interessante. Ele tem um IGT 100% Malbec.

Os vinhos evoluem em tonéis de carvalho de 1.000 e 5.000 litros por períodos de um a três anos, seguidos do afinamento em garrafas por mais um a dois anos. Os nomes dos vinhos foram escolhidos em homenagem à história de Cerbaia. Hoje o Barichello produz perto de 40 mil garrafas por ano. Ele tem outra vinícola no Brasil, em Porto Alegre, a Villa Bari, onde produz um delicioso Gran Rosso que é uma espécie de Amarone.

Na sequência alguns vídeos que publiquei no facebook.

 

Acordando na Toscana…

Uma publicação compartilhada por didu_russo (@didu_russo) em

 

Em Cerbaia, distrito de San Casciano num dia de vida cotidiana . Delícia! #cerbaia #sancascianoinvaldipesa #toscana #italy #italians

Uma publicação compartilhada por didu_russo (@didu_russo) em

Tagged: , , , , , , , ,

Deixe um comentário