MAZZEI

Uma das escapadas que dei nesta minha viagem à Toscana foi pra Castellina in Chianti para conhecer a Azienda Fonterutoli da Familia Mazzei. Você encontra os vinhos da Mazzei na Grand Cru.

Se produz vinho em Fonterutoli desde 1435 !! Não se sabia da existência da América e já se fazia vinho lá!…

Hoje a Mazzei produz 1 milhão de garrafas de vinho! São 600 hectares dos quais 117 são de vinhedos e o resto de bosques.

Eles têm vinícolas também em Maremma e Noto na Sicilia.

É sensacional visitar a vinícola nova, enorme e projeto de Agnesi Mazzei, em contraste com o Borgo de Fonterutoli, sensacional esse mergulho na história. Nnao há nada como o Velho Mundo meu Deus… Eu gravei um vídeo dessa visita para vocês, vejam:

 

O antepassado Mazzei, de nome Ser Lapo Mazzei foi o autor em 1398 do primeiro documento conhecido que usou o nome “Chianti” e em 1435, quando sua sobrinha Lady Smeralda Mazzei se casa com Piero Agnolo de Fonterutoli, a propriedade torna-se propriedade da família.

Desde então, por 24 gerações, a Mazzei produzir vinho no Castello di Fonterutoli.

Filippo Mazzei era amigo de Thomas Jefferson e o teria inspirado à idéia de que “todos os homens são por natureza igualmente livres e independentes. Esta igualdade é necessária para criar um governo livre” como base da Constituição americana!

O próprio John F. Kennedy, em seu livro Uma Nação de Imigrantes, disse que a grande doutrina “Todos os homens são criados iguais, consubstanciado na declaração de independência por Thomas Jefferson, foi parafraseado dos escritos de Filippo Mazzei, um patriota italiano e querido amigo de Jefferson “.

Em 1980, no 250º aniversário de nascimento, Filippo Mazzei ele foi lembrado como um “patriota americano” e homenageado com um selo emitido pelos Correios americanos. Vejam a importância dessa família.

 

Tagged: , , , ,

Deixe um comentário