50 paus

Juanicó com Santiago Deicas

Minha agenda de Uruguay continua a cada caricatura que chega do talentoso Daniel Kondo, especialmente para esses posts, afinal ele está morando em Punta del Este.

 

Didu Baco 5

Dia seguinte, descansado de um maravilhoso sono, fomos para Juanicó e Familia Deicas.

Captura de Tela 2015-05-13 às 11.46.08

Aqui devo dizer que adorei ver o Santiago Deicas, agora casado, que está totalmente inserido no vinho, falando com propriedade, interessado e sério. Conheci Santiago bem jovem, inclusive gravei com ele na ocasião

 

 

Agora vejo esse rapaz absolutamente fisgado pelo vinho, casado, trabalhando com convicção e paixão. Gostei de ver isso. Parabéns Fernando pelo filho.

Captura de Tela 2015-05-16 às 19.37.28

 

A Juanicó é um grande espetáculo, visitamos a planta e fomos para a sala de degustações no restaurante. Tudo muito elegante. Vejam a foto que fiz do casal amigo Eliana e Zé Maria Queiroz.

Captura de Tela 2015-05-16 às 19.38.09

 

Eles têm vinhos em todos os níveis. Inclusive na faixa Abaixo de 50 Paus, eles têm uma linha muito interessante que é a Don Pascual (chegam ao Brasil pelas mãos da Interfood), fomos recebidos com um espetacular Castelar Brut Rosé de Pinot Noir e Pinot Meunier, estava perfeito, sem dulçor, sem amargor, estruturado e fino. Passamos para o Don Pascual Viognier Reserve que custa R$ 45,00 no Brasil.  ABAIXO DOS 50 PAUS.

 

Captura de Tela 2015-05-16 às 19.40.10

 

Aliás gente, experimente os Viognier uruguayos. São sensacionais, com tipicidade, frescor, agradáveis, vinhos descompromissados e bem feitos, ótimos para nosso clima, nosso dia-a-dia. Queria ter em Bag-in-Box na geladeira de casa… Assim a Nazira não saberia em que taça estou…

 

Captura de Tela 2015-05-16 às 19.38.40

 

Pude experimentar o Prelúdio branco 2012, um vinhaço que gosto muito, com Chardonnay e Viognier e que passa por um “girolate”durante a fermentação em barrica. Passamos para um lançamento que acontecerá em breve no Brasil que é a linha Atlantico Sur, seu rosé de é bem gostoso e o siungle vineyard tinto é delicioso com merlot/Merlot com Tannat, Marselán e Petit Verdot. O vinho tem classe, mas não sei a faixa de preço que chegará por aqui. Gravei com Santiago, veja:

 

 

O Prelúdio tinto 2009 estava simplesmente espetacular, que vinho é esse gente, me lembro de ter degustado um 95 com o Fernando Deicas, em sua adega, que estava um verdadeiro Bordeaux… este também vai para o mesmo caminho. Se quer uma sugestão compre e guarde dez anos. Ele tem Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Marselán.

Captura de Tela 2015-05-16 às 19.39.46

 

Fizemos diversas provas de barrica de vinhos que estão absolutamente prontos, caso do Cabernet Franc, e dois Tannats de vinhedos diferentes o Sierra de Maoma e o de Progresso, percebe-se a diferença entre eles no frescor principalmente. Que safra mesmo a 2015 para o Uruguay. Vejam as lágrimas dessa taça, um tannat do tanque que tinha vinte dias…

Ainda tivemos o Licor de Tannat como despedida. O dia começava muito bem, mas já tínhamos que partir para Marichal, depois conto sobre isso.

 

Comments

comments